top of page

Lavanda, a rainha de todos os aromas

A lavanda é originária da região do mar Mediterrâneo, varia da cor púrpura ao violeta acinzentado...o seu perfume aconchega, tranquiliza e reconforta. Ela foi desde cedo utilizada pelos romanos na preparação de banhos , conservação e limpeza de roupas devido às qualidades aromáticas. A lavanda desperta sensações como força, leveza, resistência, delicadeza e sutileza...

As suas propriedades calmantes , antidepressivas e medicinais também são conhecidas há vários séculos. Os egípcios a empregavam como antisséptico. A partir do século XVI, a lavanda começou a ser destilada e usada como vermífugo. Já no começo do século XX, passou a ser cultivada em grande escada com finalidades cosméticas. Nos anos 50, assistiu-se o aumento da produção de lavanda relacionada à implantação de perfumarias no sul da França, sobretudo na Provance- onde atualmente se encontram as melhores espécies. Os campos desta região ficam inteiramente cobertos do roxo-azulado, mais do que um símbolo , é a própria alma da Provance.

Lavanda e lavandim: é importante conhecer a diferença entre ambas...o lavandim é um híbrido do cruzamento da lavanda fina e da lavanda aspic. O lavandim possui um aroma semelhante , porém menos agradável e menos penetrante do que o aroma da lavanda fina. É uma opção mais acessível para uso na indústria de cosméticos, ao passo que a lavanda fina ( verdadeira) é mais cara e tem propriedades terapêuticas.

A lavanda fina cresce nas montanhas secas da Provance, acima de 800ml de altitude. Tem tamanho pequeno e com uma única flor em cada caule. Possui propriedades medicinais e terapêuticas. São necessários 130kg de flores para se obter 1litro de óleo essencial por destilação.

O lavandim cresce abaixo de 800m de altitude. é uma planta de médio porte, com duas ramificações e forma uma tufo bastante desenvolvido. É um híbrido que resulta da lavanda fina e lavanda aspic. Não possui propriedades medicinais. É preciso 40 kg de flores para se obter um litro de óleo...que será utilizado em produtos de limpeza e sachês aromatizadores.


bottom of page